Tecnologia Verde, já ouviu falar? | Binário


14/03/2014 | Binário
Por 
Jailce Alves Oliveira 
  


Tecnologia Verde, já ouviu falar?


A Tecnologia verde se enquadra em um dos assuntos de maior preocupação mundial: a sustentabilidade, que se preocupa em manter o planeta habitável preservando de maneira correta seus recursos naturais e buscando soluções sustentáveis. Tendo o intuito de incentivar a reciclagem e o reaproveitamento adequado dos equipamentos eletrônicos bem como os suprimentos utilizados para sua manutenção, para assim diminuir o nível do impacto ambiental causado pelos seus resíduos tóxicos bem como pelo consumo de energia elétrica atrelada ao uso, papel e outros elementos que são usados na fabricação de boa parte de equipamentos eletrônicos e suprimentos. O grande problema com relação ao descarte de equipamentos que não estão sendo mais aproveitados é que os mesmos são dispensados na maioria das vezes  de qualquer maneira, sejam eles impressoras, monitores, computadores, nobreaks ou estabilizadores. Os equipamentos eletrônicos possuem vários componentes tóxicos que podem agredir o solo, até mesmo podendo chegar nos lençóis freáticos, caso sejam dispensados na natureza sem nenhum planejamento.


Com o impulso para a adoção de práticas verdes, varias empresas estão buscando maneiras de desenvolver uma tecnologia ecologicamente correta, minimizar o uso exorbitante da energia, gerar o senso da reciclagem e utilização de produtos biodegradáveis, de tal modo que não afete a produtividade. Ações como coleta seletiva, uso adequado ar-condicionado, conscientização, desligar monitor em desuso, utilização papel frente e verso, configuração impressora modo econômico, troca de monitor CRT por monitores do tipo LCD ou LED, são práticas que irão promover a médio e longo prazo redução do impacto da utilização dos equipamentos e uma satisfatória redução no consumo de energia.


Um dos problemas encontrados na implantação da TI VERDE são as barreiras culturais, não é fácil fazer um colaborador entender que o melhor seria realizar uma leitura no próprio computador, do que imprimir diversas folhas sem precisão e depois joga-las fora. Já a equipe de TI não adquiriu ao longo do tempo, a preocupação do consumo gerado pelos equipamentos tecnológicos. Porém, a cobrança em cima dos administradores de TI cresce constantemente, são cobrados não apenas por excelências dos serviços, mas sim pela busca de uma melhor eficiência energética por parte da informática.


O crescimento tecnológico é inevitável, porém é incoerente que o meio ambiente sofra tamanho impacto por causa dos nossos avanços.


Assim a TI Verde pode ser percebida como uma estratégia empresarial que ambiciona a conservação ambiental e oferece inúmeras vantagens, não só para o meio ambiente, mas também para as próprias organizações que buscam adequar seus serviços a esta prática.




Jailce Alves Oliveira | Analista de Sistemas

https://www.facebook.com/jailce.alvesoliveira

 

 



Compartilhe:


 



Comentários: