Retomada dos leilões de grãos pode ser anunciada nesta sexta-feira (21/08)
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abatecimento, Reinhold Stephanes, informou há pouco que nesta sexta-feira (21/08) deverá sair uma portaria conjunta dos ministérios da Fazenda, Planejamento e da Agricultura, prevendo os recursos que garantirão a retomada dos leilões de grãos e operações destinadas ao café.

Stephanes adiantou que foram aprovados os R$ 1,6 bihão que o Ministério da Agricultura havia pedido à área econômica. No caso do milho, o primeiro leilão deverá ser de PEP - Prêmio para o Escoamento de Produto - para 790 mil toneladas, das quais 500 mil serão para o grão depositado em Mato Grosso. Segundo Stephanes, a operação deverá envolver R$ 90 milhões de recursos do governo.

Ao que tudo indica, o pregão deve acontecer na próxima sexta-feira (28/08). Para o trigo deverá ser necessária portaria específica para os leilões, porque será para o produto depositado na região Centro-Sul. Para o arroz, mesmo com o pleito dos produtores de leilões de Prop - Prêmio de Risco para Opção Privada de Venda - ainda não está acertado o cronograma, porque o preço está remunerador, adiantou um técnico do Ministério da Agricultura.