New York Times repercute escolas ocupadas em Goiás
 22/01/2016

O "The New York Times", um dos maiores jornais dos Estados Unidos e do mundo, repercutiu a atual situação política brasileira e deu destaque para as escolas ocupadas no estado de Goiás.
Segundo a publicação feita pelo professor da Universidade de São Paulo, Pablo Ortellado, no espaço de opinião do diário, os estudantes goianos que tomaram algumas escolas do Estado protestam "contra a decisão de entregar a administração de escolas públicas para organizações privadas sem lucro".

Ortellado compara o caso das escolas de Goiás com o que aconteceu em São Paulo, onde o governador Geraldo Alckmin também propôs a terceirização do ensino.

No texto, o professor afirma que, se o ocorrido em São Paulo se repetir em Goiás, os estudantes "podem ficar esperançosos", pois o governo paulista cedeu aos pedidos dos ocupantes e repensou a terceirização. 

Na última semana, 14 escolas foram ocupadas por estudantes e professores contrários a gestão das Organizações Sociais (OSs) na rede de ensino público, proposta pelo governador Marconi Perillo.

Fonte: O popular