Festa da Uva agrada público e produtores em Itaberaí
Segundo Danilo Razia, presidente da Apuderneg (Associação dos Produtores de Uva e Derivados da Região Noroeste do Estado de Goiás) o evento cumpriu as expectativas de público e negócios. Todas as vagas para as palestras foram preenchidas e, de 160 pessoas presentes, cerca de 70 eram produtores de uva. “O pessoal está cada vez mais interessado em aprender”, disse Razia. Os minicursos e o Uvatur também tiveram todas as vagas preenchidas.

Produtores de outras cidades que levaram uva para vender acabaram com o estoque. A venda de outros produtos, como vinho, geléia e suco de uva também foi considerada muito boa pelos organizadores. A tendência é que a Festa da Uva se consolide cada vez mais no calendário cultural e econômico de Goiás. Hoje, a cultura da uva abrange cerca de 600 hectares em 30 municípios. Aproximadamente 250 produtores são responsáveis pela produção goiana.

Segundo o secretário da Agricultura, Leonardo Veloso, o Governo estadual tem investido muito na vitivinicultura, fomentando a produção e a profissionalização do setor. “É uma alegria ver aqui na Festa os bons resultados da uva em Goiás. E temos todas as condições para crescer cada vez mais: solo fértil, clima propício e a imensa força de trabalho dos agricultores goianos”, disse o secretário.

O governador Alcides Rodrigues relembrou a edição em que a Festa da Uva se consolidou no calendário de eventos agropecuários de Goiás - no ano passado durante a edição de Santa Helena. Ele também anunciou que a 4ª edição do evento, no próximo ano, será realizada em Paraúna. O município já possui uma vinícola, Serra das Galés que produz quatro linhas de vinho de mesa entre branco e tinto, seco e suave.

A realização é da 3ª Festa da Uva é da Seagro/Emater em parceria com as secretarias de Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia, Federação da Agricultura, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Sindicato Rural de Itaberaí, Sebrae e Associação dos Produtores de Uva e Derivados da Região Noroeste do Estado de Goiás (Apudernec). A Agecom, Goiás Turismo, Prefeitura e Câmara Municipal também apoiaram o evento.

Fonte: Goiás Agora