Afinal qual o tempo para a cura do CORONAVÍRUS?
 

16/06/2020


Após quase 1 mês do primeiro caso confirmado em Itaberaí, apenas uma pessoa consta no Boletim Epidemiológico do município como recuperado. E nos resta a dúvida de quanto tempo leva para que a doença saia do corpo do paciente, e entre para o número de recuperados da COVID-19?

 

Procuramos o Dr. Antônio Neto, atual presidente do CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE, que nos informou que a recuperação depende de cada organismo, mas em média são 21 dias após o 1º contato com vírus, e 15 dias após o 1º dia de sintomas. Existem pessoas que podem ficar até 30 dias ou mais com o vírus incubado, dependendo da resposta imunológica.

 

Dr. Neto alertou também sobre a prevenção. A maioria dos jovens não irá desenvolver a doença em sua forma grave, mas são potenciais transmissores. Em nossa cidade, dos 26 casos, 7 são de pessoas acima de 60 anos, ou seja, pessoas do grupo de risco que contraíram a doença de pessoas mais novas. É necessário conscientização de todos pois já entramos em uma contaminação comunitária e a prevenção é o melhor remédio.