Estrutura metálica ligará Itaberaí a Goiás
A so­lu­ção pa­ra re­li­gar a par­te ilha­da de Ita­be­raí (saída para cidade de Goiás) de­ve sa­ir nos pró­xi­mos 10 di­as. O go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo (PSDB) anun­ciou na ma­nhã de on­tem que uma pon­te me­tá­li­ca se­rá mon­ta­da pe­lo Exér­ci­to Bra­si­lei­ro pa­ra per­mi­tir o flu­xo na­que­le lo­cal até que uma pon­te de­fi­ni­ti­va se­ja cons­tru­í­da pe­la Agên­cia Go­i­a­na de Obras (Age­top). Obra que es­ta­rá de pé em no má­xi­mo 180 di­as.

A aju­da pa­ra per­mi­tir a mon­ta­gem da pon­te emer­gen­ci­al veio do mi­nis­tro da De­fe­sa Nel­son Jo­bim (PMDB). “Es­ti­ma­mos que em dez di­as es­sa pon­te já es­te­ja ins­ta­la­da. E em 180 di­as uma no­va ponte se­rá en­tre­gue à po­pu­la­ção”, afir­mou Mar­co­ni. 

A obra po­de­rá ser fi­na­li­za­da até em um tem­po me­nor, mas o go­ver­na­dor dis­se que “es­ta­mos es­ti­man­do 180 di­as pa­ra que não ha­ja ne­nhum fu­ro”, de­cla­rou na ma­nhã de on­tem, du­ran­te vi­si­ta à pon­te ca­í­da. Ele afir­mou ain­da que es­tá es­tu­dan­do se irá de­cla­rar ou não es­ta­do de ca­la­mi­da­de pa­ra a re­gi­ão – sta­tus es­te que po­de­ria aju­dar na ob­ten­ção de re­cur­sos fe­de­ra­is. 

Marconi res­sal­tou ain­da a im­por­tân­cia da ro­do­via que es­tá in­ter­di­ta­da e pro­me­teu agi­li­da­de na to­ma­da das me­di­das ne­ces­sá­rias. “O tre­cho é uma ro­do­via im­por­tan­tís­si­ma pa­ra o es­co­a­men­to da pro­du­ção do Es­ta­do e de gran­de flu­xo de ve­í­cu­los (20 mil por dia). Além de ser um dos aces­sos à ci­da­de de Go­i­ás, Pa­tri­mô­nio da Hu­ma­ni­da­de.” Além da re­cons­tru­ção da pon­te, nos pró­xi­mos seis mes­es Mar­co­ni pre­ten­de du­pli­car o tre­cho en­tre Ita­be­raí e o tre­vo de Ame­ri­ca­no do Bra­sil. 

Ele dis­se ain­da que da­rá iní­cio a uma sé­rie de le­van­ta­men­tos pa­ra sa­ber as con­di­ções re­ais das es­tra­das no Es­ta­do. Uma equi­pe de­ve ini­ci­ar o tra­ba­lho ain­da es­sa se­ma­na pa­ra ga­ran­tir que em seis mes­es após o pe­rí­o­do chu­vo­so to­das as ro­do­vi­as es­te­jam em ple­nas con­di­ções de ro­da­gem. “A Agetop me entrega este levantamento em uma semana”. (V.M.)