ZÉ PEREIRA É CARNAVAL

04/03/2011 16h00

Em Itaberaí no Estado de Goiás esse bloco pré-carnavalesco existe desde o início do século XX e desfila pela cidade quase todos os dias antecedendo o carnaval. Seus integrantes são todos mascarados e são acompanhados por uma multidão que param nas esquinas para dançar.

Na nossa região saía um bloco pré-carnavalesco chamado Zé Pereira. Era uma manifestação popular e participava dela quem quisesse. Este bloco desfilava pela cidade e seus integrantes eram todos mascarados, representando caricaturas de personagens de destaque da época (religiosos, políticos, sociais): caracterizavam fatos bastante humorísticos e participavam deste desfile rapazes, moças e crianças.


O carnaval , era o Zé Pereira, que sempre dava abertura para a chegada do Rei Momo. ( Maria Rosa Leite Monteiro, no livro de sua autoria ,HONESTINO). Cel. José de Faria trouxe o Zé Pereira para Itaberaí no início do século XX.


O Sr.Sebastião Coelho, já falecido comandou o Zé Pereira por muito tempo, desde 1936 até 1967, e teve a ajuda do Srs. Benedito Monteiro e Messias Esteves.


A partir de 1970 assumiu o comando o Ildo Silva Espíndola (Ildo do Zé Pereira). É importante que toda a comunidade itaberina una em torno de nossas manifestações culturais, para que ela continue viva e nossos filhos, netos, a conheçam. Nossa cidade é uma das poucas do Brasil que conserva essa tradição.

Fotos por: Adison


Casamento do "Zé Pereira"
Casamento do "Zé Pereira"