Mais de 500 pecuaristas participam do 2º Goiás Leite em Itaberaí
23/03/2011 10h46

O município de Itaberaí, um dos maiores polos produtivos de leite do Estado, recebeu nesta terça-feira (22) o seminário 2º Goiás Leite. O evento realizado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), contou com a presença de mais de 500 pessoas, entre produtores rurais do município e região.

O evento foi composto pelos painéis “Qualidade do Leite”, apresentado por Antônio Cândido Cerqueira Leite; e “Gestão da Atividade Leiteira”, apresentado por Marne Sidney de Paula Moreira, ambos da Embrapa Gado de Leite. Na ocasião foram discutidos aumento de renda, administração da propriedade e melhorias do produto.


Segundo o presidente da Comissão de Pecuária de Leite da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Antônio da Silva Pinto, o evento teve uma grande receptibilidade dos participantes. Conforme o presidente, os produtores estão bastante conscientes de que além de produtores, os pecuaristas também são consumidores, que exigem qualidade na hora de adquirirem o alimento.


Além disso, Antônio também conta que os pecuaristas da região têm reclamado das estradas, que estão degradadas pelas chuvas, e da baixa qualidade da energia elétrica. “Isto tem dificultado a produção”, comenta.


Quanto à gestão das propriedades, o presidente da Comissão de Pecuária de Leite comenta que os produtores estiveram bastante interessados e que, além da palestra ministrada sobre o assunto, também foram apresentados aos participantes os cursos, treinamentos e programas desenvolvidos pelo Sistema Faeg/Senar, como o Mercado Leite. “Ao ser questionado sobre como participar destas ações, o Sindicato Rural de Itaberaí imediatamente mostrou aos pecuaristas a tabela de eventos que serão realizados na região. Esta dinamicidade foi muito importante para o sucesso do evento”, ressalta.

 

Outros municípios


Itaberaí foi o segundo município a receber o 2º Goiás Leite. Nesta quarta-feira (23) será a vez de Piranhas. Em abril, estão marcados cinco encontros, sendo eles: Cabeceiras (04), Orizona, (05), Bela Vista (06), Morrinhos (07) e Quirinópolis (08). A programação é fixa e as inscrições são feitas no local do evento.

 


Programação

 

 

9h30 – Abertura

 

Painel 1 – Qualidade do Leite

 

10h – Palestra: Melhoria da qualidade do leite para aumentar a renda do produtor.

Palestrante: Antônio Cândido Cerqueira Leite Ribeiro – Embrapa Gado de Leite

11h30 – Perguntas

12h – Almoço

 


Painel 2 – Gestão da Atividade Leiteira

 

 

13h30 – Palestra: Gestão da propriedade leiteira

Palestrante: Marne Sidney de Paula Moreira – Embrapa Gado de Leite

15h – Perguntas

15h30 – Encerramento

 


Os seminários serão realizados nos seguintes municípios: 

 

Piranhas – 23/03 – Salão Paroquial

Cabeceiras – 04/04 – Clube da Aspuc

Orizona – 05/04 – Salão Paroquial

Bela Vista – 06/04 – Salão de Eventos do Sindicato Rural

Morrinhos - 07/04 – Centro de Eventos

Quirinópolis – 08/04 – Tatersal do Sindicato Rural

(Texto: Alessandra Goiaz; foto: João Faria – Gerência de Comunicação Integrada do Sistema Faeg/Senar)