Sede própria das Promotorias em Itaberaí é inaugurada e aberta à população

23/11/2011   17:50

A comunidade de Itaberaí se mobilizou na manhã desta quarta-feira (23/11) para a inauguração da nova sede das Promotorias de Justiça, que agora contam com um prédio próprio na cidade. A solenidade reuniu também dezenas de autoridades locais, de municípios vizinhos e estaduais. O procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto, que foi promotor de Justiça de Itaberaí por uma década, ficou emocionado com o carinho demonstrado para com a instituição por parte de moradores e autoridades. O governador Marconi Perillo prestigiou a inauguração e, durante o evento, confirmou que pretende repassar parte dos recursos do Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário (Fundesp), em 2012, para fortalecer ainda mais o MP.


A promotora Luciene Maria Silva Oliveira, coordenadora das promotorias de Itaberaí, retribuiu a atenção prestada pelos moradores, servidores e promotores de outras comarcas, como da cidade de Goiás e da Administração do MP em Goiânia, que compareceram. Ela destacou atributos da população local: "Mesmo diante de vários problemas sociais, a comunidade de Itaberaí se mostra cordata, ordeira e atuante em várias causas", afirmou, citando como exemplo a mobilização contra as drogas, e para cobrar o tratamento dos dependentes. A nova sede, salientou ela, retribuirá a atenção, permitindo um tratamento mais humanizado e digno às pessoas que necessitam do MP.


Minutos antes da inauguração, em entrevista à imprensa, o procurador-geral destacou que as próximas sedes próprias a serem inauguradas são das promotorias de Inhumas, Bela Vista e Nerópolis, citando também a perspectiva de construção de uma grande sede para as promotorias de Aparecida de Goiânia a partir da doação de uma área hoje, pela prefeitura local. Em seu discurso, Benedito Torres fez alusão a citações do papa João Paulo II ao abordar o papel constitucional do MP, “que constrói pontes para melhorar as áreas atinentes à sua atuação prevista na Constituição Federal”.


Já Marconi Perillo destacou que se empenhou em prestigiar a inauguração da nova sede das promotorias de Itaberaí “pelo respeito à instituição Ministério Público, guardiã, defensora dos direitos e da cidadania e também pelo procurador-geral que é um cidadão correto, íntegro e preocupado com o Estado de Goiás”. Marconi lembrou que anos atrás ajudou na estruturação do Poder Judiciário através do Fundo de Reaparelhamento, “agora esperamos que ocorra o mesmo com o Ministério Público”, disse, garantindo o apoio financeiro e repasses do Fundesp para o MP investir, por exemplo, na edificação de outras sedes.



Dimensões


A nova sede das Promotorias de Justiça de Itaberaí tem 269,44 metros quadrados de área construída, e foi construída próxima ao Fórum, no Centro (Rua Mestre Virgílio, quadra 16, lote 1, nº 72),onde também deverá ser instalada um prédio do Tribunal Regional Eleitoral. A construção foi edificada 1.788,37 metros quadrados em parceria com a prefeitura.


A obra seguiu projeto elaborado pela equipe do Departamento de Engenharia e Arquitetura do MP, ao custo de pouco mais de R$ 458 mil. O prédio conta com gabinetes para duas promotorias, com sala de assessoria e sala para secretaria; recepção; sala de reuniões para 22 pessoas; sala de oficiais; copa; varanda; depósito e estacionamento com vaga destinada a pessoas com deficiência.


Presenças


Do MP compareceram: subprocurador para Assuntos Administrativos, Rodolfo Pereira de Lima Júnior; assessor Administrativo, Paulo Martorini; coordenador do Centro de Apoio do Patrimônio, Umberto Machado de Oliveira; coordenador do Gabinete de Gestão Integrada, Rodney da Silva; os promotores Rodrigo Félix Bueno, que representou o corregedor-geral do MP (Aylton Flávio Vecchi), Paulo Henrique Otonni, Edvard da Costa Muniz, Carla Fleury e Cláudia Prata. 

Do Judiciário compareceram: desembargador Norival Santomé, e juizes Hernane Veloso, diretor do Fórum local, e Paulo Césafr Alves das Neves. Já da OAB-GO: vice-presidente Sebastião Macalé Cassiano, e Jean Carlo dos Santos, subseção de Itaberaí, além de vários advogados locais.


Das Polícias: delegado Rômulo Figueiredo de Matos, diretor do presídio Ary Rodrigues, comandante do Policiamento Ambiental de Goiás coronel Alexandre Teixeira, comandante da 39ª Companhia Independente da PM, major José Roberto Porfírio, da Polícia Rodoviária Estadual, capitão Sinvaldo, representante da 8ª Companhia do Corpo de Bombeiros, tenente Eduardo de Melo.

 


As bandas do 6º Batalhão da PM da Cidade de Goiás e Banda Municipal Benedito Raimundo de Lima se apresentaram durante o evento. (Texto: Marília Assunção - Fotos: João Sérgio /Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)