Programa Balde Cheio capacita produtores em Itaberaí
 
23/02/2012   09:00

A secretaria de Agricultura e Pecuária de Itaberaí realizou – em parceria com Sindicato Rural do município, Confederação Nacional de Agricultura, Federação da Agricultura de Goiás e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – o seminário “Goiás Mais Leite – Balde Cheio”, cujo principal objetivo foi de discussão e difusão do Programa de Desenvolvimento Integrado da Pecuária Leiteira em Goiás. O encontro aconteceu na Chácara do Kremison Toledo, que é a unidade demonstrativa do Programa em Itaberaí.

O grupo de Itaberaí possui 13 produtores participando do programa, sendo que o objetivo é ampliar este número para 30 produtores. O engenheiro agrônomo Carlos, de Londrina, Paraná, irá gerenciar o projeto, juntamente com a Zootécnica Mariana, que irá prestar os serviços de assistência técnica e acompanhar os 13 produtores. O grande objetivo do programa é o técnico especialista dentro da unidade demonstrativa treinar os técnicos locais, já que com o treinamento ele vai começar a entender e trabalhar para produzir leite em pequenas áreas.

Além disso, ele vai desenvolvendo este trabalho não só na unidade demonstrativa, mas também nas demais propriedades do programa que serão assistidas. De acordo com os dados levantados pelo programa, o produtor pode analisar custo/benefício. Uma preocupação do SENAR, do Sindicato Rural e também da prefeitura municipal é proporcionar todas as condições para que o produtor analise qual o melhor mecanismo de renda para que ele possa se manter no meio rural com uma vida de qualidade e continuar produzindo, e que no futuro ele possa passar para seus filhos a forma de trabalho dele.

Em 2009, no diagnóstico da pecuária leiteira que a federação da agricultura realizou, 60% dos filhos do produtor de leite não querem ficar na propriedade, porque não tava vendo o pai ter sucesso na produção do leite. “Mal paga as contas”, diziam. Por isso que o trabalho social deste programa é muito importante. “É informação e capacitação para proporcionar mais geração de renda e qualidade de vida para o produtor”, diz o prefeito de Itaberaí, Doutor Benedito Caetano de Araújo.

Texto: Silvia

Compartilhe:





Comentários: