A nota do Ideb é medida pelo MEC a partir do desempenho do estudante em uma prova aplicada nacionalmente, e em taxas de aprovação, da frequência em sala de aula, além do índice de reprovação da instituição. Para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
Com o crescimento de 0,8 em relação a 2009, os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental - 4ª série (5º ano) alcançaram 5,9 pontos, em 2011. A meta era de 5,0, de acordo com o MEC e vem superando as metas projetas para 2017(5.8) e superando também a nota do Ideb Estadual que é de 5,3.
(Acima da meta em 18%).
Em 2011, os estudantes Itaberinos dos anos da 8ª série – alcançaram 4,7 na nota, superando a projeção do MEC, que era de 4,4. Em 2009, os alunos obtiveram 4,1. Também ultrapassou a nota do Ideb Estadual que é de 4,0.
(Acima da meta em 7%).
A escola da 4 ª série que obteve o maior índice foi a Escola Municipalizada Genoveva Cabral, com 6,2. E a escola com pior índice foi a Escola Municipalizada Modestina Fonseca com 5,6.
Notas das escolas da 8ª série
Parabéns a todos os envolvidos nesta conquista da Educação de Itaberaí, mesmo sabendo de toda dificuldade que a equipe escolar passa em ensinar essas crianças com salários baixo e com pouca motivação.