UEG realiza 7º Workshop de Novas Aplicações em Sistemas de Informação em Itaberaí
  
23/10/2012   11:00



Acompanhando a preocupação mundial com um futuro mais sustentável, a Unidade Universitária Rio das Pedras – UEG de Itaberaí realizou o 7º Workshop de Novas Aplicações em Sistemas de Informação, a organização das palestras, conferências, minicursos, oficinas, e de todo o evento em si que englobaram discussões e propostas para medidas sustentáveis na área da tecnologia de informação – TI, foi organizado pela turma de 3º ano de Sistemas de Informação, sob a coordenação da Professora Sheila Araújo da Silva (Goiânia), com apoio da Unidade, do Professor Walison Honório de Oliveira de Itaberaí e do Coordenador do Curso de Sistemas de Informação Sidney B. da Silva.

É uma realidade inegável a imensa quantidade de lixo eletrônico gerada diariamente. O lixo eletrônico é aquele resultante do descarte de equipamentos eletrônicos, tais como: computadores, telefones, celulares, televisores, geladeiras, e outros. Estudos da ONU apontam que o lixo eletrônico pode ser dividido em duas categorias: físico e lógico, o lógico composto de softwares e seus resultados, spams, vírus de computador, conteúdo resultante de arquivos inúteis em HD’s, bancos de dados, imagens, sons, etc. O físico é composto por máquinas e equipamentos. Muitos destes resíduos são depositados em lixões sem nenhuma preocupação com o impacto ambiental, são compostos por metais pesados, mercúrio, cádmio, berílio e chumbo altamente tóxicos e quando em contato com o solo contaminam os lençóis freáticos e se queimados poluem o ar.

Dessa forma, o objetivo do evento no ano de 2012 é promover a integração entre universidade e sociedade, o público alvo vai além dos acadêmicos da Unidade. É uma rica oportunidade para a comunidade local e vizinha, incluindo seus empreendedores e seguidores da evolução tecnológica participarem da exposição dos trabalhos desenvolvidos por nossos jovens para que assim, com a participação social possamos incentivar e valorizar o seu potencial.

Desde o ano de 2007 a UEG de Itaberaí vem promovendo o Workshop de Novas Aplicações em Sistemas de Informações. Neste ano o evento teve início no dia 15 (segunda-feira) e foi encerrado no dia 18 (quinta-feira) com a realização da “Mesa redonda: A responsabilidade do profissional de Sistemas de Informação na Criação de novas tecnologias sustentáveis, na transformação do lixo eletrônico.” A composição da mesa de discussões contou com a participação da Professora Sheila Araújo da Silva (Goiânia), Professor do Curso Washington Duarte Silva, Vitor Nogueira formado em redes de computadores e diretor da Your Soft Tecnologia em Inhumas desenvolvedora do programa para representante comercial que funciona em tablets e smartphones – “Suas Vendas.com”, Wellington Leal Vilela gerente de TI do Instituto de Angiologia de Goiânia e também ex-professor da Microlins, inclusive da Unidade da cidade de Itaberaí, Luiz Sérgio acadêmico do 3º ano de Sistemas de Informação.
 
“O nosso papel enquanto estudantes e professores de Sistemas de Informação, é que iremos sair daqui com perspectivas a atuar no meio comercial com a criação de softwares e sites, hoje vivemos um momento tecnológico muito rápido as coisas evoluem muito rapidamente, e de certa forma nós que produzimos sistemas temos que acompanhar isto, e o que vai se gerando se acompanhamos esta evolução literalmente, é que as máquinas tenderam a ficar nas empresas por 02 ou 03 anos no máximo, para acompanhar a evolução dos softwares, vindo a ser descartadas. E o nosso papel diante desta realidade é tentar produzir softwares que não deixem de acompanhar as novas tecnologias, mas que também de alguma forma não deixe de usar a tecnologia do equipamento que ficou obsoleto diante das inovações do mercado de equipamentos em TI. Não podemos querer usufruir somente da ultima tecnologia do mercado, porque será mais eficiente para vender, mais agradável visualmente; quando você desenvolve softwares que exigem tecnologias avançadas de mais, sem necessidade, isso é irresponsabilidade social, precisamos acompanhar o desenvolvimento utilizando ao máximo os equipamentos que estão obsoletos e quando não se puder evitar que estes sejam descartados em determinadas áreas, que possam ser desenvolvidos softwares, por exemplo, para que estas máquinas cumpram um papel na inclusão social, a exemplo em creches, centro comunitários, enfim, doações para inclusão digital onde estas máquinas possam servir para que se produza com responsabilidade dando uma vida útil maior para os equipamentos. Eu acredito que o nosso papel enquanto desenvolvedores de softwares é pensarsocialmente.” Professor do Curso de Sistemas de Informação, Washington Duarte Silva.

Projeto desenvolvido pelos acadêmicos do 3º ano de Sistema de Informações.



Projeto desenvolvido pelos acadêmicos do 3º ano de Sistema de Informações.



Projeto desenvolvido pelos acadêmicos do 3º ano de Sistema de Informações.



Saguão de entrada da UEG de Itaberaí local onde foi realizada a Mesa Redonda dia 19 de
outubro.




Turma do 3º ano de Sistemas de Informação, organizadora da 7ª edição do Workshop com
os coordenadores do evento Professora Sheila Araújo da Silva (Goiânia e do Coordenador do
Curso de Sistemas de Informação Sidney B. da Silva.




Por Silvia Jacomini



Compartilhe:


 



Comentários: