Cuidado com as compras de fim de ano!



11/12/2012

Com a proximidade das festas de Natal e Réveillon, das férias e, principalmente, do pagamento do 13º salário, muitos brasileiros acabam se empolgando quando o assunto é compras! Realmente, essa época do ano é especial para demonstrarmos o carinho que temos com parentes e amigos através de presentes e lembranças. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para que as compras não ultrapassem o limite do orçamento. Veja algumas dicas para não cair nas armadilhas do fim do ano em nosso post de hoje!

 


Para os brasileiros, já virou tradição deixar as compras de fim de ano para a última hora. Além de ter que enfrentar  lojas lotados, quem não se planeja direito ainda corre o risco de não encontrar o presente ideal e pagar a mais por isso. Para especialistas financeiros, o final do ano é o período em que o brasileiro mais se deixa levar pela emoção na hora das compras. Portanto, o essencial é tentar evitar as compras por impulso e se organizar para não cair em armadilhas, como um grande número de parcelas e a compra de itens desnecessários. Veja algumas dicas que vão te ajudar a não prejudicar o seu bolso na hora das compras:


- O seu 13º salário não é para ser totalmente utilizado nas compras de fim de ano. Lembre-se que Janeiro já está chegando e, junto dele, todas as despesas do início do ano, como IPVA, IPTU, matrícula dos filhos, material escolar, dentre outras.


- Defina um valor limite a ser utilizado com presentes e demais compras. Procure sair de casa já sabendo desse total e siga um planejamento.


- Não confie na sua contabilidade mental. Anote todos os seus gastos e assuma o controle com base no que foi planejado (dica acima)!


- Evite muitos parcelamentos. No montante final das compras, a somatória das parcelas pode não caber no seu orçamento mensal.


- Pesquise sempre! Nunca compre na primeira loja que entrar, ou no primeiro site que visitar. Procure sempre o melhor preço, as melhores condições de pagamento e as lojas que são mais bem avaliadas por outros consumidores.


- Cuidado com as compras on-line! Pesquise a reputação do site de compras na Internet e junto ao orgão de defesa do consumidor.


- Uma última dica, mas não menos importante, é guardar uma pequena quantia mensal durante todo o ano. Quando dezembro chegar, você já vai ter uma boa reserva para sair às compras sem peso na consciência!

 

 

Nessa época do ano, o consumidor precisa estar muito mais alerta e consciente das suas reais condições financeiras. Planejamento, organização e cautela são as palavras chave para que o seu fim de ano seja muito mais tranquilo, assim como o ínicio do ano que vem. O Portal Itaberaí deseja a todos uma sessão de compras divertida e prazerosa, porém com muito mais segurança!

 


Compartilhe:


 



Comentários: