Ontem, 07, foi encerrado o Zé Pereira 2013 em Itaberaí


08/02/2013


Ontem, 07, foi encerrado o Zé Pereira deste ano, o evento reuniu cerca de 100 “Zé Pereiras”, e contou com centenas de acompanhentes que iam caminhando, ou de carro, biciclera e motos. Os mascarados percorreram as ruas de Itaberaí ao som da batucada.


 

Essa tradição em Itaberaí, foi criada em 1936 comandado pelo Sr. Sebastião Coelho, este e seus amigos, como Messias Esteves, Benedito Monteiro Guimarães e outros. Dirigiu-se até no ano de 1964. Já no ano de 1965 não teve o Zé Pereira por falta de recurso para manter a tradição. Em 1966, reuniram alguns jovens e deu continuidade a tradição. Após dois anos, Hildo da Silva Espíndola permaneceu com a tradição com alguns amigos e assim ficou até hoje, enfrentando barreiras, dificuldades e preconceitos, mas permancendo sempre com a esperança e força para que essa tradição continue.

 

Itaberinos não deixe a nossa tradição morrer, este é o nosso patrimônio cultural, ajude a manter essa tradição.



Nota DEZ a Dona Myrna Barbosa que sempre apoiou essa tradição e até mesmo pagou o aluguel de uma casa para que os “Zé Pereiras” se instalassem.


Nota ZERO para o Prefeito Roberto Silva, que apareceu apenas no último dia, tirou diversas fotos e foi embora. Sendo que o mesmo poderia ter contribuido muito. Exemplo da terça-feira(05) que estava marcado para o Zé percorrer o Jardim Cabral, mas a prefeitura não cedeu nenhum ônibus para que transportasse os foliões.

Segue algumas fotos:



Batucada



Fotos: Neywerton dos Santos 


Compartilhe:


 



Comentários: