Sistema Faeg/Senar realiza Dia de Campo Goiás Mais Leite em Itaberaí

 

O Sistema Faeg/Senar realiza no próximo sábado (13), às 8 horas, um Dia de Campo Goiás Mais Leite para apresentar resultados do Programa Balde Cheio na propriedade Cordeiros, em Itaberaí, unidade demonstrativa do Programa. O evento será estruturado em três estações na propriedade. As estações apresentarão o antes e depois do Programa, os Índices zootécnicos, econômicos e financeiros da Unidade Demonstrativa e Estratégias de alimentação, visando atender período seco e das águas. São estimados a presença de 500 produtores de leite da região.

 


O Programa Balde Cheio é uma metodologia inédita de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. Seu objetivo é capacitar profissionais de exte são rural e produtores, promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais, nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas. Atualmente, existem 33 unidades demonstrativas do Programa Balde Cheio em Goiás, o que envolve cerca de 400 produtores.

 

O produtor Kremison Alcântara, proprietário da unidade demonstrativa, comemora o sucesso do Programa. “Com o meu rebanho, consigo tirar cerca de R$ 8 mil bruto por mês.” Ele garante que não deseja parar por aí. “Minha meta é conseguir chegar a 500 litros de leite por dia até o próximo ano.”

 


A implementação do Balde Cheio dura quatro anos. O objetivo é o desenvolvimento dos produtores, sobretudo dos pequenos. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município, que cadastra o interessado. Depois, é assinado um termo de compromisso, que garante a visita do técnico à propriedade e define os direitos e deveres do produtor. O próximo passo é fazer análise de solo para saber a qualidade do solo. Um terceiro passo refere-se à sanidade do gado, com a realização de exames de tuberculose e brucelose.

 


Ficha técnica

Dia de Campo Goiás Mais Leite
Onde: Fazenda Cordeiros / Itaberaí - GO
Quando: 13/04/2013
Horas: 8 h às 13

  Fonte: sistemafaeg.com.br

Compartilhe:


 



Comentários: