Corpus Christi: Fiéis mantém a tradição de confeccionar tapetes em Itaberaí, entenda


31/05/2013


 
A tradição de confeccionar tapetes nesta data festiva da Igreja também se mantém em Itaberaí. Cerca de 30 pessoas participaram este ano.

Segundo Joana de Lima, umas das participantes “
Mesmo com chuva não ficamos tristes e continuamos fazendo o tapete, e após as chuva forte, o tapete que é frágil continuou firme como uma rocha, isso mostra o verdadeiro significado de  Corpus Christi.


Essas verdadeiras obras de arte são confeccionadas de serragem, borra de café, farinha, casca de ovos, areia, folhas, flores, entre outros materiais. Essa iniciativa é uma expressão de carinho com a Santíssima Eucaristia.

 

"A confecção de tapetes não tem caráter de penitência ou pagamento de promessas. É uma manifestação popular de adoração a Cristo", explica professor Felipe Aquino.

 

A passagem pelo tapete tem um significado especial. O ostensório, que armazena o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote por essas ruas enfeitadas, e os fiéis só podem pisar nesses desenhos após a passagem do padre. É uma representação de que Jesus anda por ali e é recebido com um belo tapete pelas ruas da cidade.







Compartilhe:


 



Comentários: