Confira a programação do FICA 2013


13/06/2013

 O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) chega à 15ª edição e dedica neste ano a homenagem do evento à poetisa vilaboense Cora Coralina. A programação traz quatro mostras de cinema (Mostra Competitiva, ABD Cine Goiás, Paralela e Fica Animado), Fórum Ambiental, Fica na Comunidade, Empório Sebrae e apresentações musicais com artistas goianos e nacionais.

Cinema

O consultor de cinema do Fica 2013, Lisandro Nogueira, destaca a programação densa do festival, com convidados de peso. Fernando Meirelles, diretor de “Cidade de Deus”, “Ensaio Sobre a Cegueira” e outras produções, participa do festival falando sobre cinema e meio ambiente e, também, a importância das imagens para a conscientização dos graves problemas ambientais. Além disso, o diretor conversa com os cineastas estrangeiros, nacionais e goianos sobre a arte de fazer cinema.

Também contribuem para o debate cinematográfico no Fica o presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Manoel Rangel, o diretor Kleber Mendonça Filho e o professor da Universidade de São Paulo (USP) Rubens Machado. Rangel fala sobre políticas para o cinema e o audiovisual que estão sendo implantadas pela Ancine nos últimos dez anos. Mendonça vai conversar com o público sobre seu filme “O Som ao Redor”, considerado o mais importante filme recente do cinema brasileiro, que será exibido antes do debate. Machado fala sobre o processo de análise fílmica e participa de laboratórios de cinema.

Apresentações culturais

Neste ano, o festival será encerrado por um grande show do cantor e compositor carioca Paulinho da Viola, no domingo, dia 7. No sábado, 6, Arnaldo Antunes, ex-Titãs, canta sucessos antigos e inéditos do seu novo “Disco”, que está sendo lançado aos poucos na internet, no seu site oficial. Na sexta-feira, 5, a companhia de dança Quasar comemora 25 anos apresentando seu mais recente espetáculo: “No Singular”.

Também fazem parte da programação musical do Fica 20 artistas goianos. Entre eles, dois são da cidade de Goiás. O processo de escolha dos músicos foi feito por meio de edital, com inscrições online e curadoria independente formada por profissionais do ramo da música: Fred Valle, Nilton Rabelo, Ney Couteiro, José Mauro (programador da Vira Cultural de São Paulo) e Carlos Calado (escritor e jornalista, colaborador da Folha de São Paulo).

Confira a programação das atividades já confirmadas aqui


Compartilhe:


 



Comentários: