Delegação japonesa visita Itaberaí
 
07/08/2013

Uma delegação japonesa da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) participou, durante esta segunda-feira (5) de uma visita técnica em Itaberaí. O objetivo principal foi identificar formas de trabalho que possam ser usadas como exemplo de desenvolvimento local em Moçambique, onde eles pretendem trabalhar nos próximos anos. Desta forma, conheceram na teoria como funciona a avicultura de corte, visitaram uma Unidade Demonstrativa do Programa Balde Cheio e, por fim, um parreiral que foi transformado após um curso do Programa Empreendedor Rural (PER), do Senar Goiás.


Tokarino Kato
disse que, apesar de o Japão possuir técnicos muito qualificados, a escolha de firmar uma parceria com o Brasil se deu por outros motivos. Entre eles: o uso do português como idioma, fator que aproxima os países e a disponibilidade dos brasileiros em irem até Moçambique auxiliar neste trabalho. Superintendente do Senar Goiás, Marcelo Martins explica que as condições de solo e clima de Moçambique são similares à do cerrado goiano e isso também é um ponto de aproximação. 


Presentes


Acompanharam a visita o coordenador de projetos internacionais do Senar Central Celso Iran Puget; assessora técnica Iara Maria Grillo; coordenadora de projetos do Jica no Brasil, Kelly Nishikawa e a intérprete Lena Izumi. Pelo Senar Goiás, além do superintendente, estavam presentes Flávio Henrique, chefe do Departamento Técnico do Senar Goiás; Antônio Carlos, supervisor e a mobilizador do Sindicato Rural de Itaberaí, Liliane. 

Fotos: Larissa Melo



Compartilhe:


 



Comentários: