13/05/2014 | Binário
Por Jailce Alves Oliveira
CYBERBULLYING VIOLÊNCIA NA INTERNET
O Cyberbullying é um bullying melhorado e mais cruel, sendo sua prática realizada exclusivamente pelo uso da internet que tem como objetivo humilhar, constranger, agredir de toda e qualquer forma. Especialistas e psicólogos nas áreas sociais e educativas são unanimes em afirmar que hoje já não há como separar o mundo real do virtual. Esse novo método é uma amostra de que nossos instintos mais agressivos invadem o meio tecnológico trazendo mais perturbações para o mundo real.
Há várias formas do cyberbulling como o de exclusão que é quando um grupo isola um participante das atividades virtual daquele meio; Flaming (chama) a famosa ofensa pela internet; Happy Slapping ( ataque físico por diversão) agressões que começam nas redes social e terminam na rua com o direito a filmarem e postagem na internet; Harassment( Assedio), forma mais comum onde existe a possibilidade do agressor molestar virtualmente com vários tipos de mensagens e imagens que podem ser de cunho ofensivo, erótico e enganadora. Os casos de pedofilia na internet começam sempre por este tipo de cyberbullying.
A verdade é que muitos de nós agimos por empolgação ao criar uma conta na rede social e compartilhar da nossa vida intima na rede, mas calma aí, exibir a vida assim na web pode haver consequências. “Igualmente como você não abre sua porta para um desconhecido entrar na sua casa, você deveria tomar o mesmo cuidado na internet”
O cyberbullying é tido como “brincadeira” criminosa e que em alguns casos no mundo acabaram em suicídio. Abaixo listo determinados cuidados que pode ser feito ao se relacionar pela internet.
* Nunca forneça seu nome de usuário e senha;
* Não informe dados da sua intimidade ou da sua rotina a nenhum usuário estranho;
* Use sempre que preciso a opção de “bloquear” ou “excluir”, não tenha medo de usá-las quando preciso;
* Não conteste as ofensas, isso gera uma guerra e não se sabe onde vai parar;
* Se necessário abra uma nova conta;
* Se adolescente ao sofrer algum tipo de cyberbullying fale para um adulto;
* Caso recebe mensagens ofensivas não apague imediatamente, se possível de um pint screen (cópia da tela), e guarde como prova;
* Se sofrer assédio sexual de adultos, não hesite em procurar a polícia (delegacia de crimes virtuais);
* Aos pais é preciso sempre ficar atendo às atitudes dos adolescentes e estimulá-los a falar sobre a situação;
* È preciso antes ajudar quem sofreu a agressão do que punir o agressor.
O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética.. O que me preocupa é o silêncio dos bons." Martin Luther King