A Oportunidade de contratar um Administrador

16/06/2014


 A transformação é uma das características mais marcantes do ambiente empresarial no Brasil e no mundo nos dias de hoje. A competitividade tem imposto às organizações uma busca incessante por melhores resultados a fim de garantir o crescimento e perpetuação no mercado, a partir disso muitas empresas não levam a sério o curso de Administração, pois, se auto idealizam os empresários sabem mais do que os administradores, devido à experiência que possuem dentro da organização, mas isto é fato, muitos empresários em especial os de empresa familiar, tem vivenciado isso a cada dia, hoje estamos num patamar de mudanças, ser inovador é o fator primordial para estar no mercado. Coisas que deram certo no passado podem não dar certo no futuro, e com isto alguns empresários tem Reduzido seu marketing simplesmente por imaginar que detêm todo conhecimento necessário para gerir seu negócio. Normal 0 false false false PT-BR JA X-NONE


O contexto atual das organizações estimula reflexões sobre os desafios de mudanças extraordinárias que tem influenciado de forma positiva ou negativas o sistema empresarial, isto vai depender da visão das organizações querem chegar, se quiserem continuar no mercado tem que acontecer transformações, para não serem engolidos pela concorrência que esta mais acirrada do que nunca, assim a administração nunca foi tão valorizada como no século XXI, os administradores estão estabelecendo limites nestas transformações se igualando as mesmas, na medida em que a empresa necessite de mudar, ou seja, a sociedade atual está passando por uma evolução, com isso, as técnicas de administração estão acompanhando estas mudanças e na medida em que necessite de mudar a administração está buscando novos recursos para vencer esta realidade e estar nesta realidade.


No sistema administrativo os dois objetivos principais da administração são proporcionar eficiência e eficácia às empresas.
A eficiência esta centrada em realizar as coisas corretamente, ou seja, esta voltada em produzir algo se preocupando com os meios. Já a eficácia vem de encontro em alcançar os resultados estabelecidos pelo planejamento, indo muito mais além do que foi estabelecido se preocupando com os fins e objetivos. 


Além desses dois objetivos administrativos temos as quatro, ferramentas administrativas conhecidas como “Planejamento, Organização, Direção e Controle” o famoso “PODC”, sem estas ferramentas é impossível ver um empreendimento chegar há algum lugar.


Após a realização de uma pesquisa em sites e revista eletrônica, Pode-se observar muitos profissionais na área administrativa, relatando que não tem muita oportunidade de desenvolver suas habilidades dentro das empresas e com isso quem ganha são os americanos, sabem por quê? Porque os Estados Unidos foi um dos países que conseguiu administrar o problema da miséria de seu país, coisa que o Brasil, por ser um país rico em recursos naturais (matéria-prima), ainda não conseguiu, mas está tentando. Muitos têm perguntado qual é o segredo desta conquista americana? É simples, isto foi devido o investimento a educação.


Uma pesquisa realizada por Stephen Kanitz publicado na Revista Veja em 5 de janeiro de 2005, na página 21 “A era do administrador”, descreve que cerca de 19% dos graduados em universidades americanas são formados em administração. E ainda declara que o Brasil nunca foi bem administrado, sempre fomos administrados por profissionais de outras áreas, desde nossas empresas até o governo. Kanitz afirma que hoje a Administração é a principal disciplina do Brasil.


Hoje temos muitos administradores excelentes querendo ser um agente de mudanças, para o desenvolvimento de empresas, nossa cidade, estado e país, mas para isso acontecer é fundamental que os empresários e governantes acreditem nos administradores, pois serão eles os agentes causadores de mudanças, pois o processo de gestão nas organizações está sofrendo rápidas mudanças em função da necessidade de se adequar as exigências do mercado.


Para finalizar este artigo de opinião queremos impactar a realidade de hoje, chamando a atenção dos empresários e governantes a entenderem que as mudanças vão ocorrer, somente após eles deixarem de dizer que sabem tudo, e começar a compartilhar esta realidade para os profissionais qualificados em administração que já estão no mercado, e verão os resultados extraordinários na medida em que houver transformação em ambas às partes, pois uma empresa precisa de todos para se auto desenvolver e continuar dando lucros rentáveis, sociais e sustentáveis...


Desejamos para todos… força, coragem e boa sorte!!! Seja um agente de mudança!!!


Por Adm: Eder Alexander Barbosa, Odério Monteiro Alves.