A Comissão Especial de Auditoria iniciou os trabalhos de monitoramento das medidas propostas no plano de ação elaborado pela SME de Inhumas em conjunto com seu Poder Executivo.
Trata-se da fase de cumprimento das deliberações do Acórdão n° 05424/2021.
Inicialmente, o plano de ação elaborado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Inhumas foi avaliado pela equipe de auditoria e, após ajustes dos gestores, publicado no Portal de Auditorias do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO). https://www.tcmgo.tc.br/auditorias/
No dia 27/6/2022, a equipe de auditoria promoveu uma reunião por videoconferência, que contou com a participação de representantes da SME e do Poder Executivo de Inhumas.
Na ocasião, foi detalhado o modelo de relatório de execução das ações propostas, que deverá ser elaborado pelos gestores ao final de cada um dos três ciclos avaliativos. A etapa de monitoramento será realizada durante os anos de 2022 e 2023.
Nos relatórios, os gestores apresentarão um balanço do estágio de cumprimento das ações propostas, detalhando as medidas efetivamente implementadas e os benefícios verificados, além de apresentar um cronograma atualizado das ações pendentes.
Nesse documento, os gestores poderão também justificar a decisão pela adoção de soluções alternativas em substituição a uma ação planejada, em respeito à discricionariedade quanto à escolha dos meios para implementação das recomendações propostas.
Além da análise de relatórios e documentos, durante o período de monitoramento, a equipe de auditoria poderá promover reuniões com os gestores, telefonemas ou visitas de campo, entrevistas, etc., visando contribuir para o efetivo aperfeiçoamento da gestão da formação continuada dos professores do ensino fundamental da rede municipal.
Para acompanhar os resultados desse trabalho, acesse o Portal de Auditorias do TCMGO. https://www.tcmgo.tc.br/auditorias/auditorias-realizadas-auditoria-operacional/
Texto: Comissão Especial de Auditoria do TCMGO.