A Polícia Civil de Goiás recuperou uma plantadeira avaliada em R$ 400 mil que havia sido obtida através de um golpe conhecido como “gincana”, nesta sexta-feira (16). A vítima, um morador de Itaberaí, teve a máquina subtraída por estelionatários que utilizaram documentos falsos e uma complexa rede de freteiros para ocultar o bem.
O caso veio à tona quando um morador de Itaberaí procurou a polícia para denunciar o crime. A vítima havia sido enganada por estelionatários que, utilizando documentos falsos e se passando por compradores legítimos, conseguiram ter acesso à máquina agrícola.
Como funciona o golpe:
O suspeito consegue o acesso ao bem de forma supostamente legítima, sendo emitida inclusive a documentação necessária para a compra e transporte. Geralmente, os suspeitos se utilizam de cartão de crédito clonado ou se passam por freteiros, para ter acesso liberado ao bem citado.
Após a concretização da negociação fraudulenta, os suspeitos contratam freteiro de boa fé para retirar a mercadoria, levar até um determinado ponto, onde há novo freteiro esperando, que leva até outro ponto, passando para novo freteiro. Assim, diante de diversas etapas a serem cumpridas com rapidez pelos freteiros de boa-fé contratados por meio de anúncios na Internet, o bem chega até os suspeitos.