UEG de Itaberaí enfrenta iminente fechamento da Unidade

A Unidade Universitária de Itaberaí emitiu um comunicado urgente à comunidade, informando sobre a suspensão das novas vagas em virtude do iminente fechamento da instituição. A medida foi tomada de acordo com a Resolução 1152 de 31/01/24, em decorrência de uma decisão judicial para a devolução do imóvel ao proprietário original.

Apesar dos esforços em todas as instâncias judiciais, o Tribunal de Justiça de Goiás decidiu pela desocupação do imóvel, aguardando-se a decisão final do juizado local. A universidade está em processo de desocupação e a qualquer momento pode receber o mandado para sair do local atual.

No entanto, a Unidade assegura aos estudantes matriculados que seus estudos serão continuados em um novo local em Itaberaí, garantindo assim o direito de todos concluírem seus cursos no município.

Ao Jornal Opção, o coordenador da unidade, Danilo Borges Caetano, disse que a Universidade iniciou um procedimento de desocupação do imóvel. “É possível recorrer no plenário. Ou mesmo no STJ. Precisamos é de um prazo maior para elaborarmos um plano de descocupação com mais tranquilidade e continuar as atividades na Unidade Universitária. E quem sabe, até que o Estado possa negociar com os proprietários do tereno nesse período”, explicou.

Segundo ele, o terreno foi doado para a universidade em 2010. Posteriormente, no entanto, o proprietário requeriu judicialmente o lote de volta. Em 2014, o dono ganhou uma ação judicial e ficou com o terreno. A Universidade recorreu, mas perdeu em todas as instâncias.

O doador fez a doação do terreno na condição de que as obras iniciassem em até 2 anos. A UEG não consiguiu iniciar as obras, porém estava em processo de licitação.