Detran em Ação é realizado em Itaberaí
 23/06/2017

Em parceria com a prefeitura municipal, o Detran-GO realiza o programa
 Detran em Ação em Itaberaí. Desde o início dessa semana, equipes do Detran estão na cidade fazendo sinalização horizontal e vertical. De segunda (26) a sexta-feira (30), educadores de trânsito estarão no município realizando uma série de ações e programas como Detranzinho e Balada Responsável Educativa. Também haverá prestação de serviços da entidade de trânsito e de saúde, oferecido pelo projeto local Prefeitura na Rua. A estrutura para atender a população foi montada no Centro Municipal de Eventos de Itaberaí e funcionará das 8h às 20h.

 

No espaço será montado um ponto de atendimento no formato Vapt Vupt, onde serão oferecidos serviços de solicitação de cartão especial de estacionamento (idoso e pessoa com deficiência), consulta de pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e emissão de boletos. A proposta, segundo o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, é aproximar o Detran-GO dos cidadãos, oferecendo serviços e orientações sobre trânsito seguro de forma rápida e com maior comodidade.

 

Ele acrescenta que a prestação de serviços é só um dos pilares do programa Detran em Ação, que tem como foco a educação para trânsito, visando a redução de conflitos e especialmente de acidentes de trânsito. Por isso, antes mesmo da chegada dos educadores no município, equipes do programa Goiás Sinalizado estão realizando a sinalização no município. O trabalho será estendido até 30 de junho.

 

De acordo com Manoel Xavier, o Detran em Ação surgiu com a proposta de levar sob forma coordenada os programas e ações da autarquia para os municípios, trabalhando a educação para o trânsito de forma sequencial e transversal. “Teremos ações em escolas, junto à comunidade, aos condutores profissionais e às pessoas que trabalham fiscalizando ou monitorando o trânsito. O trânsito é uma construção conjunta e sua melhoria deve ser objeto de esforço mútuo”, pondera o presidente.

 

O Detran em Ação está sendo realizado em Itaberaí, em parceria com a Prefeitura Municipal, Polícia Militar, SuperBike, Corpo de Bombeiros, Colégio Militar, Associação Comercial, Conselho de Segurança, Sindicato dos Produtores Rurais, Centros de Formação de Condutores e Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Infraestrutura, Educação e de Desenvolvimento Econômico. A intenção é levar o programa para todo o Estado.

 

Foco educativo

Na próxima semana, escolas do município receberão ainda o Detranzinho, um programa inédito no país, contemplando várias atividades que buscam sensibilizar os alunos a praticarem e multiplicarem seu conhecimento, de modo a incentivar comportamentos seguros no trânsito por meio da metologia do Aprender Fazendo, da Lego Education. O programa conta com um micro-ônibus totalmente adaptado, que abriga atividades pedagógicas e uma maquete de 6m2 construída com blocos de montar Lego. A maquete tem as principais características das vias de uma cidade.

 

De segunda a sexta-feira, serão promovidas oficinas, caminhada, passeio ciclístico e palestras educativas. Todas as atividades têm como foco a transmissão de conhecimento e a sensibilização da comunidade local para a necessidade do respeito às leis de trânsito e da busca da redução de acidentes e de óbitos no trânsito.

Segundo o coordenador do Detran em Ação, o diretor Técnico João Balestra do Carmo, uma das preocupações iniciais foi promover atividades práticas que realmente chamassem a atenção e atendessem às demandas da comunidade. Por isso, haverá curso de pilotagem de motocicletas para instrutores, promovido pelo professor Roberto Boettcher, da marca SuperBike; e simulação de resgate de acidente e primeiros socorros, com o Corpo de Bombeiros. A programação conta ainda com uma caminhada esportiva, a ser realizada no dia 26, às 8h; e um passeio ciclístico noturno, que acontecerá no dia 28, a partir das 18 horas.